A Vila Rotary de Cambará nasceu por iniciativa do Diretor de ROTARY INTERNATIONAL (2001-2003), Alceu Ântimo Vezozzo, como uma proposta de resgate social através de moradias para famílias em situação de extrema necessidade; sua escolha para ocupação das 80 casas construídas em parceria de Rotary Clubes de Londrina e Cambará com clubes dos Estados Unidos e Itália teve dois parâmetros determinantes: extrema pobreza e número de filhos.

 

A parceria fundamental com a Prefeitura Municipal de Cambará, que doou os terrenos, mereceu correspondência, igualmente fundamental, por parte da Organização Bourbon de Hotéis, presidida pelo Dr. Alceu, na construção de uma escola primária.

 

As 80 casas nasceram, então, ao redor da Escola Caetano Vezozzo e a educação e assistência às famílias aconteceram no formato rotário de Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário – NRDC.

 

A localização à margem esquerda da rodovia 369 atendia a população mais carente da cidade, marginalizada também pela situação econômica com a decadência da cafeicultura com a geada de 1975 (A Geada Negra). O Instituto Bourbon, já em 17 de janeiro de 2013, apresentava estudo valorizando a participação de órgãos públicos, empresas, Rotary e outras organizações a serviço da comunidade, além de indivíduos com ânimo altruísta: “PARCEIRAS BEM SUCEDIDAS EM CAMBARÁ”.

 

 

O atendimento a essa população, desde 2002, com o gradativo conhecimento de sua realidade e de seus muitos problemas sociais, incentiva debates e ideias que, sob a liderança do Dr. Alceu, Presidente da Organização Bourbon de Hotéis, atrai parceiros, dentro e fora do âmbito rotário, e indica a necessidade de uma formatação que, sob as normais brasileiras para entidades assistenciais, complemente as realizações na Vila Rotary de Cambará e, onde e quando possível, as replique em outras comunidades carentes.

 

Em abril de 2010, durante a XXII Conferência do Distrito 4710, Dr. Alceu Ântimo Vezozzo apresenta o resultado de estudos e parcerias com entidades rotárias, o município de Cambará e a Organização Bourbon de Hotéis com o propósito de complementar os equipamentos da Escola Caetano Vezozzo e instala Comissão de Acompanhamento das Obras que serão: um ginásio poliesportivo, um auditório com capacidade para 80 assistentes, laboratório para aulas de física e química, biblioteca tradicional e digital, demais de horta, jardim e paisagismo, dependência para uso da Guarda Municipal no atendimento do bairro, e melhorias outras: caixa d’água para aproveitamento do poço artesiano, muro ao redor de todo o complexo escolar, recuperação de salas de aula, iluminação e reparos arquitetônicos, entre outros.

 

As diversas parcerias com o Estado do Paraná, o Município de Cambará, a Organização Bourbon de Hotéis, Rotary Clubes da cidade e da região, profissionais e empresários indicam a oportunidade de a Organização Bourbon constituir o Instituto Bourbon para aperfeiçoar seu patrocínio e concurso no projeto de resgate e amparo às famílias da Vila Rotary.

 

Em 20 de fevereiro de 2013 é formalizada a fundação do Instituto Bourbon de Responsabilidade Socioambiental.


História do Instituto

Atendimento: 41 2169 . 4712
End: Rua Cândido Lopes, 102 - 2º andar | Curitiba -PR

E-mail: contato@institutobourbon.com.br
© 2014 - Instituto Bourbon - Todos os direitos reservados