A Vila Rotary de Cambará nasceu por iniciativa do Diretor de ROTARY INTERNATIONAL (2001-2003), Alceu Ântimo Vezozzo, como uma proposta de resgate social através de moradias para famílias em situação de extrema necessidade; sua escolha para ocupação das 80 casas construídas em parceria de Rotary Clubes de Londrina e Cambará com clubes dos Estados Unidos e Itália teve dois parâmetros determinantes: extrema pobreza e número de filhos.

 

A parceria fundamental com a Prefeitura Municipal de Cambará, que doou os terrenos, mereceu correspondência igualmente fundamental, por parte da Organização Bourbon de Hotéis, presidida pelo Dr. Alceu, na construção de uma escola primária.

 

As 80 casas nasceram, então, ao redor da Escola Caetano Vezozzo e a educação e assistência às famílias aconteceram no formato rotário de Núcleo Rotary de Desenvolvimento Comunitário – NRDC.

 

A localização à margem esquerda da rodovia 369 atendia a população mais carente da cidade, marginalizada também pela situação econômica com a decadência da cafeicultura com a geada de 1975 (A Geada Negra). Um estudo sobre o assunto, já produto do Instituto Bourbon, foi realizado em janeiro de 2013 como base para o estudo de sua forma de trabalho.

 

O atendimento a essa população, desde 2002, com o gradativo conhecimento de sua realidade e de seus muitos problemas sociais, incentiva debates e ideias que, sob a liderança do Dr. Alceu, Presidente da Organização Bourbon de Hotéis, atrai parceiros, dentro e fora do âmbito rotário, e indica a necessidade de uma formatação que, sob as normais brasileiras para entidades assistenciais, complemente as realizações na Vila Rotary de Cambará e, onde e quando possível, as replique em outras comunidades carentes.

 


Atendimento: 41 2169 . 4712
End: Rua Cândido Lopes, 102 - 2º andar | Curitiba -PR

E-mail: contato@institutobourbon.com.br
© 2014 - Instituto Bourbon - Todos os direitos reservados